logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: CANCELADO “Músicas do Acervo” | Olesya Kyba PDF Print E-mail
Sexta-feira, 26 de abril de 2019 // 19:00 h

Olesya Kyba Por motivos alheios ao museu, o recital de piano de Olesya Kyba foi cancelado.

 

A edição 2019 do Ciclo “Músicas do Acervo” prossegue com um recital de piano de Olesya Kyba, que apresentará obras de Schumann, Chopin, Bach, Franck e dos portugueses António Fragoso e Júlio Cardona. A entrada é livre.

 

PROGRAMA

 

Parte l

 

ROBERT SCHUMANN (1810-1856), Variações ABEGG op.1

ANTÓNIO FRAGOSO (1897-1918), Nocturno em Ré b Maior
JÚLIO CARDONA (1879-1950), Crepúsculo
FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849), Nocturno op.48 n.º 1

Parte ll

 

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750), Livro ll Prelúdio e Fuga n.º 12 em Fá M
CÉSAR FRANCK (1822-1890), Prelúdio Coral e Fuga

 

 

OLESYA KYBA nasceu em 1984 na Ucrânia, onde iniciou os seus estudos na Escola de Música de Ternopil. Em 2002, concluiu o curso de música no Colégio de Música de Ternopil, Ucrânia, com a professora Ludmila Romaniuk.

 

Entre 2002 e 2005 frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, com a professora Anne Kaasa. Em 2005, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde trabalhou com os professores Tania Achot e Miguel Henriques, tendo concluído a sua licenciatura em 2008. Em 2012, concluiu o curso de mestrado sob orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano.

 

Gravou para Antena 2, com o Quarteto de cordas e a solo. Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento com importantes professores, nomeadamente, Filipe Pinto Ribeiro, Fausto Neves, Sequeira Costa, Luiz de Moura Castro, Paul Crossley, Boris Berman, Josef Colom, Paul Badura Skoda, entre outros.

 

Apresenta-se regularmente em recitais a solo e em formações de câmara, tendo atuado em diversos locais, com destaque para o Palácio Foz, o Palácio de Independência, Palácio de Arciprestes, o Conservatório Nacional, o Centro Cultural de Cascais, a Aula Magna, o Museu da Música Portuguesa, o Museu Gulbenkian e a Sala Pessoa (Paris). Participou no Festival de Estoril e Festival de Silêncio. Como solista, trabalhou com a Orquestra Sinfónica de Ternopil sob a direcção de Myroslav Krill. Presentemente é professora de piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa.

 


'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPORÂNEOS'

TEMPORADA 2019

 

É objectivo da terceira temporada do ciclo de piano “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.

 

O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Croner de Vasconcelos ou Fernando Lopes-Graça.

 

Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as composições mencionadas e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado a confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.

 

Comissariado por Adriano Nogueira o ciclo prolonga-se até Julho e contempla a realização de 8 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.

 

- 14 de Março - Anne Kaasa
- 22 de Março - Steven Chervenkov
- 12 de Abril - António Luís Silva
- 26 de Abril - Olesya Kiba
- 2 de Maio - Felipe Rodrigues
- 6 de Junho - Jorge Gonçalves
- 27 de Junho - Ricardo Martins
- 12 de Julho - Duarte Pereira Martins