logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

Núcleo Documental de Partituras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

  Núcleo Documental de Partituras NP MNM 02

O Núcleo Documental de Partituras do Museu Nacional da Música é um importante componente de uma estratégia que pretende contribuir para a salvaguarda, preservação, valorização e divulgação da cultura musical portuguesa.


Com a sua criação pretendeu-se dar um passo no sentido de se poder conhecer e estudar o património musical português, mediante a conservação, tratamento e disponibilização ao público de documentação musical passível de refletir o percurso musical e repertório de referência das bandas filarmónicas portuguesas, mas também de ensembles e orquestras de música erudita/clássica, e de outros agrupamentos musicais.

 

A criação deste Núcleo há muito que era defendida por várias entidades e personalidades ligadas ao sector, tendo sido concretizada a 1 de Setembro de 2014, na sequência de protocolos estabelecidos entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Câmara Municipal de Mafra e entre o Museu Nacional da Música, Confederação Musical Portuguesa (CMP) e Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).

 

O Núcleo garante:
- A incorporação ou depósito de partituras (originais ou digitalizações), nomeadamente aquelas representativas da produção artística nacional;
- A conservação das partituras incorporadas ou depositadas;
- O tratamento documental das partituras incorporadas ou depositadas;
- A divulgação e acesso a todos os utilizadores interessados.

 


DOAÇÕES / DEPÓSITOS

O Núcleo Documental de Partituras está disponível para acolher doações e/ou depósitos de património por parte de particulares e/ou de instituições que entendam não reunir condições para a sua preservação e tratamento. Poderão interessar partituras de obras musicais, mas também cartas, fotografias, postais, livros, fonogramas [CD’s], videogramas [Videos & DVD’s & Cassetes VHS] e outros documentos de arquivo que possam contextualizar obras musicais, compositores, instituições ou agrupamentos musicais, ou ainda, colecionadores.

 

CONSULTA

O acesso aos documentos e partituras faz-se através de um catálogo e por marcação prévia. Apenas algumas obras musicais e documentos estão disponíveis para consulta presencial. A consulta local é condicionada pelas Regras da Sala de Leitura.

 

HORÁRIO

De 2.ª a 6.ª-feira

9:00 h - 13:00 h
14:00 h - 18:00 h

  

TRANSPORTES

- Carro: A8 – A21 (Saída Mafra Este) – Mafra (junto ao Auditório Beatriz Costa)

- Autocarro: Mafrense - Partidas a partir do Campo Grande (Lisboa) e a partir da Portela de Sintra (Estação) - Saída na 2.º paragem de autocarro em Mafra (em frente ao Auditório Beatriz Costa)

 

CONTACTOS

Núcleo Documental de Partituras
Auditório Municipal Beatriz Costa
Avenida 25 de Abril
2640-456 Mafra
Telefone: 261 813 805
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar