Guitarra Portuguesa - MM 1262 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Denominação: Guitarra Portuguesa, modelo "Coimbra"
Classif. Organológica: Cordofone dedilhado
Autoria: Eng. Joaquim Domingos Capela
Local / Datação: 1984

Esta peça faz parte da colecção do museu desde 2005 e foi construída e doada por Joaquim Domingos Capela, filho do conhecido violeiro Domingos F. Capela (1904-2004), famoso e reconhecido a nível nacional e internacional, através de uma extensa obra, não só pela qualidade de construção dos seus instrumentos, como pela belíssima sonoridade dos mesmos. A sua arte, felizmente, deixou descendência em dois dos seus filhos, António e Joaquim Domingos, aprendizes na sua Oficina em Anta (Espinho).
O modelo de Coimbra é ligeiramente mais comprido e afunilado que o de Lisboa e a afinação é feita um tom abaixo. Possui ainda a voluta em forma de lágrima, e não em forma de caracol, como a sua congénere.
O fabrico da guitarra portuguesa não parou de se sofisticar e tem vindo a evoluir ao longo dos tempos até aos dias de hoje. A guitarra portuguesa é parente da guitarra inglesa (cistre), que foi introduzida em Portugal no decorrer do último quartel do século XVIII, início do século XIX, pela colónia inglesa radicada no Porto.

Guitarra Portuguesa, Modelo "Coimbra": Tampo harmónico em abeto, fundo e ilhargas em pau-santo do Rio, braço em cedro brasileiro, boca orlada com madrepérola e leque em latão niquelado.
Comprimento das cordas: 470 mm
Museu da Música, inv. n.º MM 1262