.:: Bruno Belthoise - “Lisboa - Paris” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017 // 19:00 h

Bruno Belthoise - Bruno Belthoise é um pianista francês que tem a particularidade de contar na sua discografia com várias gravações de repertório português para piano. Estará no Museu Nacional da Música precisamente para apresentar um novo CD da mesma série, intitulado “Lisboa - Paris”, gravado em colaboração com vários músicos, portugueses e não só. A entrada é livre.

João Costa Ferreira, António Rosado, Anne Chamussy, Teresa Valente Pereira, Guillaume Gerbaud, Lomic Lamouroux, Yves Charpentier, Alexandre Delgado, Le Concert Impromptu são os amigos de Bruno Belthoise que colaboram no CD “Lisboa - Paris”.

RUI VIEIRA NERY: "O Bruno Belthoise tem sido desde há vários anos responsável por uma série de gravações belíssimas de repertório português para piano e por uma actividade constante e apaixonada de promoção internacional da Música portuguesa dos séculos XIX e XX. O João Costa Ferreira vai em breve lançar na NAXOS um disco excelente inteiramente dedicado a Viana da Mota. Ei-los aqui juntos, neste "Souvenir" a 4 mãos de Mestre Viana, que fará igualmente parte de um magnífico CD duplo do Bruno, intitulado, significativamente, "Lisboa - Paris", registando várias gravações ao vivo, a solo ou em formações de câmara, captadas nos últimos anos pelos microfones da RDP. Passei ontem o serão a ouvi-lo, deliciado, como já me tinha sucedido com o disco do João. Dois lançamentos marcantes de uma discografia de Música Portuguesa que felizmente se vai cada vez mais alargando pelo trabalho de uma nova geração de intérpretes portugueses e internacionais."

JOÃO ALMEIDA, DIRECTOR DA ANTENA 2: “Le terme le plus portugais, dans le dédale de nos coutumes, est le mot «Saudade». Dans sa racine se trouve l'idée du marin ou de l’émigrant qui, de loin, découvre qu’il appartient finalement à ce coin de l'Europe et que tout ce qui est dans sa mémoire tient dans ce mot. C’est comme si nous nous découvrions nous-même, en sentant et en mesurant ce qui nous fait défaut, seulement après avoir découvert «l’autre». Cette démarche est intéressante car elle implique toujours une expérience initiatique, un regard de l'extérieur vers l’intérieur. Ce geste est la genèse de ce nouveau projet de Bruno Belthoise."

BRUNO BELTHOISE, concertista, criador e improvisador, é Laureado pela Fondation Laurent-Vibert, e recebe o Prémio da Fondation de France em 1988. Obtém em seguida o Diplôme Supérieur d’Exécution da École Normale de Musique de Paris em 1989 e é "Révélation Classique" de l’ADAMI em 1997. Solista e membro fundador do Trio Pangea, foram-lhe dedicadas várias obras de compositores contemporâneos como Emmanuel Hieaux, Alexandre Delgado, Bernard de Vienne, Fernando Lapa e Sérgio Azevedo. É regularmente convidado para participar em festivais em França e no estrangeiro e interpreta um repertório que se estende desde Bach aos compositores do nosso tempo. Com mais de 15 Cds a sua discografia é um exemplo do seu percurso como intérprete criativo. Apaixonado pela arte do conto que associa ao seu piano, realizou para o público jovem numerosos concertos narrativos e gravou álbuns para La Librairie Sonore de Frémeaux & Associés. Nas suas pesquisas de partituras, tem descoberto e divulgado a música de compositores portugueses através de recitais e conferências pelo mundo. O seu trabalho é apoiado por instituições como a Fundação C. Gulbenkian, Instituto Camões, Ministério da Cultura, Antena 2.

+INFO: http://www.brunobelthoise.com