.:: Luisa Amaro & Amigos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2017 // 19:00 h

Luísa Amaro (Fotografia: Joaquim Martins Jakui Araujo) A guitarrista Luísa Amaro, Presidente da Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música, fechará o ano de 2017 com um concerto único no Museu Nacional da Música, cujos fundos reverterão a favor da AAMNM.

A Luísa Amaro juntam-se músicos como Gonçalo Lopes e Paulo Sérgio, companheiros do último álbum “Argus” (2015), mas também novos amigos como Leonor Padinha, Ribeiro Gonçalves e Heloisa Santos Monteiro. O público poderá ouvir, em primeira mão, alguns temas da próxima viagem musical de Luisa Amaro, álbum que será lançado em 2018.

Bilhetes - Normal 7,00 / Sócio - 5,00. Novas inscrições de sócio (25,00 / anual): concerto com entrada livre.

LUISA AMARO

Estudou Guitarra no Conservatório Nacional de Lisboa com o Professor José Lopes e Silva e prosseguiu mais tarde os seus estudos em Barcelona com a grande guitarrista argentina Maria Luisa Anido. Em 1984 começa a tocar com o Mestre Carlos Paredes (1925-2004), que acompanha por todo o mundo.

Desde 1995 que Luísa Amaro se dedica, como autodidata, mas também como compositora, ao estudo da guitarra portuguesa. Desde 1996 que, como concertista, a solo ou com outros instrumentos (nomeadamente clarinete baixo e piano), tem dado inúmeros concertos por todo o país e estrangeiro.

A sua forma de compor traduz uma busca incessante de novas envolvências tímbricas e de um repertório diferente para um instrumento carregado de tradição simbólica ligada ao fado. Como guitarrista e compositora, destacam-se os seguintes CD's: “Canção para Carlos Paredes” (2004), “Meditherranios” (2009) e “Argvs” (2014).

GONÇALO LOPES

Nasceu em 9 de abril 1970. Obteve o 8.º grau de clarinete na Academia de Amadores de Música em 2002. Frequentou a Escola do Hot Clube entre 1995 e 2011.

Atualmente toca regularmente com o projeto de música medieval Trabucos, tendo gravado cd em 2011 e 2017. Integra também o projeto de jazz Aljiçç, tendo gravado cd em 2009, 2013 e 2014. Atua regularmente com a Luisa Amaro desde 2006, em Portugal e no estrangeiro, tendo participado nos CDs “Meditherrâneos” e “Argvs”.

LEONOR PADINHA

Ingressa aos 10 anos no Instituto Gregoriano de Lisboa, na classe de Flauta de Bisel. Desde cedo que tem um grande interesse por grupos corais, tendo mais tarde ingressado no Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa. Em 2006, participa na ópera “Pollicino”, na Culturgest. Em 2009, entra na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde integra a classe de Canto da Prof. Ana Paula Russo e é admitida no Coro Peregrinação, com a Prof. Teresita Marques. Integra o projeto da Gulbenkian do Youth Choir em 2013 e participa nos Coros Participativos da Fundação Calouste Gulbenkian em 2014. Mais tarde, já depois de terminar os estudos na EMCN, entra para o Coro de Câmara de Lisboa. Atualmente, trabalha na área da Cultura e continua a participar em vários projetos relacionados com a música.

HELOISA MONTEIRO

Professora da disciplina de Educação Musical, no Ensino Básico, é formada em Guitarra Clássica, pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa (1973/1983) com o Professor Lopes e Silva.

Licenciada na área de Pedagogia Educacional “Grupo de Risco”, pela Escola Superior de Educação. É natural de Cabo Verde, filha do compositor e músico cabo-verdiano Jotamont (Jorge Monteiro), e tem-se dedicado mais recentemente à divulgação da cultura musical e poética de Cabo Verde, com especial destaque para a Morna.

PAULO SÉRGIO DOS SANTOS

Licenciado na área do Jornalismo, recebeu nessa área dois troféus pelo programa de televisão 'Autores', de que foi apresentador. Jornalista numa rádio local de Cascais, concelho onde nasceu, seguiu-se um período de 12 anos ao serviço da Renascença e depois o trabalho como diretor de programação do Rádio Clube Português.

Interessado na área jurídica, voltou aos estudos para se licenciar novamente, agora pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Paralelamente ao percurso profissional, foi sempre investindo num dos seus maiores prazeres: a música. Desafiado por Luisa Amaro, tem vindo a apresentar-se como pianista em concertos dentro e fora de Portugal.