logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Músicas do Acervo | Bernardo Santos PDF Print E-mail
Sexta-feira, 9 de Março de 2018 // 19:00 h

Bernardo Santos O ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos" regressa já na próxima sexta-feira dia 9 de Março e, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, o pianista Bernardo Santos destaca no seu programa a compositora portuguesa Berta Alves de Sousa. A entrada é livre.

 

 

SOBRE BERNARDO SANTOS

 

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Escola de Música do Colégio de São Teotónio, em Coimbra, na classe da professora Klara Dolynay. Em 2013, concluiu o 8.º grau nesta escola com a classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos na Universidade de Aveiro com o professor Álvaro Teixeira Lopes, tendo sido galardoado com o Prémio Município de Aveiro, atribuído ao melhor aluno do curso de música da Universidade de Aveiro a terminar a licenciatura.

 

Na vertente de Música de Câmara, estudou com o pianista e compositor António Chagas Rosa. Terminou recentemente a componente de piano relativa ao seu Mestrado com classificação máxima (20 valores). Concluiu também estudos de pós-graduação com o pianista Josep Colom no Conservatori del Liceu, em Barcelona.

 

A nível de investigação, Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Frederico de Freitas, sendo responsável pela edição crítica e publicação do Tema e Variações deste compositor.

 

Desde o início dos seus estudos que participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, destacando-se a sua participação no Concurso Internacional do Conservatório Russo Alexander Scriabin (Paris), onde recebeu o 3.º prémio, em 2013, na categoria superior. Tem participado também em masterclasses dos pianistas Aquilles Delle Vigne, Artur Pizarro, Boris Berman, Carles Lama, Fausto Neves, Guigla Katsarava, Heribert Köch, Josep Colom, Jun Kanno, Luiz de Moura Castro, Manuela Gouveia, Mattia Ometto, Nancy Lee Harper, Pamela Mia Paul, Paul Badura-Skoda e Yi Wu. Colaborou diversas vezes com a Orquestra Clássica do Centro e a Orquestra Filarmonia das Beiras, tendo-se apresentado sob direção dos maestros António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd e Kira Omelchenko. Participou em 2017 no festival “Mastering the Concerto”, na Bulgária, tendo tocado com a Vidin State Philarmonic Orchestra. No âmbito deste festival, foi distinguido com o prémio “Outstanding Soloist”, que inclui um novo concerto com esta orquestra na temporada de 2018. Apresentou-se em recitais em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Maia, Porto, Portimão, Friburgo, Rio de Janeiro, São Paulo e no prestigiado Elgar Room, no Royal Albert Hall, em Londres. Além disso, apresentou-se recentemente a solo no Tonhalle Düsseldorf, a convite do Consulado Português dessa cidade. Foi um dos artistas convidados para o II Festival Internacional de Jovens Pianistas, em Amarante e é o artista residente do ano 2017 da Fundação Dionísio Pinheiro, em Águeda. A nível de música de câmara, tem-se apresentado em concerto com o tenor André Lacerda, com o violinista Tiago Melo, o clarinetista Nuno Faria e o com os pianistas André Piolanti e Diego Caetano.

 


PROGRAMA

 

- ENRIQUE GRANADOS (1867-1916) - Allegro de Concierto, Op. 46

 

- ANTÓNIO FRAGOSO (1897-1918) - Nocturno em Sib menor

 

- BERTA ALVES DE SOUSA (1906-1997) - O Alfabeto em Música

 

- FREDERICO DE FREITAS (1902-1980) - Tema e Variações

 


'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPORÂNEOS'
TEMPORADA 2017/2018

 

O ciclo 'Músicas do acervo’ tem como objetivo a apresentação e divulgação de repertório de compositores portugueses e, genericamente, do património musical português, tendo, nomeadamente, por base o acervo documental do Museu Nacional da Música e o panorama musical internacional.

 

Ao contrário de alguns compositores de diferentes países da Europa, cujo trabalho é hoje globalmente reconhecido, a pouca divulgação da música erudita portuguesa remeteu muitas partituras ao esquecimento. Com este ciclo pretende-se então que o público tenha a oportunidade de conhecer compositores portugueses, cujas obras são pouco conhecidas do grande público. A par da música portuguesa, será também possível ouvir composições de consagrados de outros países, contemporâneas da primeira.

 

Comissariado por Adriano Nogueira com o apoio do MPMP - Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e da Revista Glosas, o ciclo conta ainda com a preciosa ajuda de músicos convidados que tocam pro bono. A temporada 2017/2018 prolonga-se até Junho de 2018 e contempla a realização de 11 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.

 

- 13 de Outubro de 2017 - Anne Kaasa
- 28 de Outubro de 2017 - Paulo Meirelles (BR/FR)
- 08 de Dezembro de 2017 - António Luis Silva
- 19 de Janeiro de 2018 - Arthur Nesrala
- 02 de Fevereiro de 2018 - Felipe Mello (BR)
- 23 de Fevereiro de 2018 - Ricardo Martins
- 09 de Março de 2018 - Bernardo Santos
- 13 de Abril de 2018 - Duarte Pereira Martins
- 04 de Maio de 2018 - Philippe Marques
- 01 de Junho de 2018 - Academia de Música de Telheiras
- 08 de Junho de 2018 - Diego Caetano (BR/USA)