logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: Homenagem a F. Schubert PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 31 de janeiro de 2019 // 19:00 h

Tiago Mileu Recital de piano por Tiago Mileu. Homenagem a Franz Schubert (1797–1828) por ocasião do 222.º aniversário do seu nascimento. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

TIAGO MILEU nasceu a 29 de Março de 1992, em Portalegre. Com oito anos, iniciou os estudos musicais na classe da Prof.ª Conceição Fryxell, no Conservatório Regional desta cidade - escola onde estudou até 2004. Foi também acompanhado pelo Prof. Amadeu Pinho e pela Prof.ª Natali Klatev. Em 2003, venceu o prémio “Revelação” do IV Concurso Internacional de Piano Cidade do Fundão, frequentou as masterclasses de Dina Chevtchuk e estreou-se na rádio pública - Antena 1 - com obras de Schumann, Chopin, Rachmaninov e Fragoso.


Em 2004, venceu o 1.° Prémio do Concurso de Piano Promúsica (Badajoz - Espanha), e iniciou os estudos na Academia de Música e Dança do Fundão, sob a orientação da Prof.ª Tamara Antontseva. Em 2005 venceu o 1.° Prémio do Concurso Internacional para Jovens Pianistas (San Sebastian - Espanha), 1.° Prémio e Prémio de melhor intérprete das obras de Antón García Abril (membro do júri) do Concurso Compositores de Espanha (Vigo - Espanha), frequentou as aulas do mestre Sequeira Costa, deu um recital no Centro Cultural de Belém (Lisboa) transmitido em direto pela rádio clássica nacional - Antena 2 e foi capa de revista na “Grande Reportagem”, suplemento do Diário de Notícias.

 

Em 2006, venceu o 2.° Prémio no Concurso Internacional de Piano Alexander Scriabin (Paris - França), o 2.° Prémio no Concurso Juliusz Zarebski (Varsóvia - Polónia), deu um recital no Teatro Nacional D. Maria II (transmitido em direto pela rádio clássica nacional - Antena 2).

 

Em 2007, deu um recital na Casa da Música (Porto), foi entrevistado pela SIC, SIC Radical, RTP1, TVI, rádio TSF, revista Fórum Estudante; frequentou as aulas da Prof.ª Galina Eguiazarova, docente na Escuela de Musica Reína Sofia (Madrid) - onde perspetivava ingressar e iniciar estudos universitários.

 

Em 2008, interrompeu a carreira por motivos de saúde. Após uma paragem de oito anos, regressa ao piano em 2016.

 

Em 2017, apresenta-se no Museu José Malhoa (Caldas da Rainha) com a integral dos Nocturnos de Chopin, dá recitais no Centro Cultural de Congressos (Caldas da Rainha), inicia atividade como professor na Academia de Música de Caldas da Rainha e foi entrevistado pelos jornais Gazeta e Jornal das Caldas.

 

Em 2018, acompanha a soprano Rita Marques em recitais na SIR Pimpões (Caldas da Rainha), na Igreja da Misericórdia, no âmbito da Semana Santa (Óbidos), no X Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, onde a soprano venceu o 2.° prémio e o prémio do público, integra a OLMO (Orquestra Ligeira Monte Olivett) em apresentações no Peral e Nadadouro, acompanha os cantores Pedro Nunes (Vox Angelis) e Carla Simões na Igreja Matriz de Rio Maior, dá recitais no Palácio Nacional da Ajuda e no Museu Nacional da Música (Lisboa) e homenageia o compositor António Fragoso (1897-1918), divulgando a sua obra em recitais, no centenário da sua morte.

 

“Escutar Tiago Mileu foi descobrir um grande artista. As suas interpretações pianísticas revelam a maturidade de um intérprete que sabe aliar a técnica às intuições musicais que a sua sensibilidade lhe proporciona. Surpreendeu-me a visão madura que teve ao interpretar as minhas obras.”
Antón García Abril

 


PROGRAMA

 

FRANZ SCHUBERT (1797–1828)

4 Impromptus D. 899:
• N.° 1 em Dó menor
• N.° 2 em Mi b Maior
• N.° 3 em Sol b Maior
• N.° 4 em Lá b Maior

 

4 Impromptus D. 935:
• N.° 1 em Fá menor
• N.° 2 em Lá b Maior
• N.° 3 em Si b Maior
• N.° 4 em Fá menor