logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Alma Menor | Em Tons de Aguarela PDF Print E-mail
Sexta-feira, 10 de maio de 2019 // 19:00 h

Alma Menor Alma Menor é um projeto de Tiago Marques (Acordeão) e Tiago Morais (Gaita-de-foles), dois músicos que procuram a sua inspiração na mais variada música do mundo, desafiando os limites da imaginação, não raras vezes, numa contradição surpreendente e emocionante. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

ALMA MENOR nasceu em novembro de 2014, mas o primeiro contato entre o acordeão de Tiago Marques e a gaita-de-foles de Tiago Morais ocorreu no já longínquo ano de 2011. Surgiu em conversa e acabou por materializar-se com a vinda do Tiago Marques para Lisboa, dando início ao projeto de originais. O projeto começou desde o início a assumir-se, repleto de composições originais.

 

Numa primeira fase, houve experimentação com instrumentos como a guitarra, o cavaquinho e a sanfona, mas o som viria a concentrar-se na sonoridade distinta da gaita-de-foles, adquirindo uma nova dimensão com o acordeão.

 

Para completar esta visão, Tiago Marques e Tiago Morais convidaram vários músicos da cena musical portuguesa. Cada um deles, à sua maneira, incorporou a sua linguagem musical no trabalho, marcando indelevelmente o percurso e a experimentação musical.

 

É a partir do encontro entre a sonoridade forte e vibrante da gaita de foles com a riqueza de timbres do acordeão, na procura da complementaridade entre estes através de acentuações, quebras rítmicas, alternância entre tensão e sossego, melodia e harmonia, que nasce o projeto Alma Menor.

 

Alma Menor é ainda um nome baseado no conceito da sua própria música, o resultado da combinação de dois instrumentos que marcaram a etnografia musical portuguesa e ao mesmo tempo arriscando outras sonoridades improváveis.

 

Em suma, uma fusão que bebe de valsas, tangos, klezmer, música étnica, jazz e claro, da música tradicional portuguesa.

 

+INFO:
- https://www.youtube.com/watch?v=muowvDaTal0
- http://almamenor.com/
- https://almamenor.bandcamp.com