logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Duarte M. / Nuno C. | “Músicas do Acervo” 2019 PDF Print E-mail
Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 // 19:00 h

Duarte Pereira Martins e Nuno Cardoso O Duo Duarte Pereira Martins (piano) / Nuno Cardoso (violoncelo) terá a seu cargo o último concerto da edição 2019 do ciclo "Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos", onde o compositor em destaque será Armando José Fernandes. A entrada é livre.

 

DUARTE PEREIRA MARTINS - Licenciado em piano pela ESML, concluiu o curso do Conservatório Nacional com a classificação máxima. Premiado desde o início do seu percurso musical em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país, em diversas formações, com destaque para a divulgação do património musical português. É de notar a importância que dá às obras de compositores contemporâneos, tendo já apresentado estreias de João Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Hugo Ribeiro ou Amílcar Vasques-Dias.

A convite da ESML, gravou, em 2013, obras de Debussy e Freitas Branco para a Antena 2. Forma um duo regular com o violoncelista Nuno Cardoso, tendo participado por quatro ocasiões no Ciclo de Instrumentos Históricos do Museu da Música, no apoio à recuperação de vários instrumentos históricos.

Apresenta-se igualmente com regularidade no estrangeiro, destacando-se os concertos que apresentou em Paris, Copenhaga, Malmö e numa digressão pelo Brasil em 2014, a solo e com o pianista Philippe Marques. Neste âmbito, gravou um programa para a TV Brasil. Em 2016, gravou novamente para a Antena 2, também na companhia de Philippe Marques, um programa inteiramente dedicado a compositores portugueses e brasileiros.

Fundou o MPMP, projeto em que vem desempenhando várias funções artísticas, de programação e de produção. É diretor executivo da Glosas. Frequentou o curso de Engenharia Física Tecnológica do IST e conclui, atualmente, o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE.

 

NUNO M. F. CARDOSO - Nasceu em Lisboa e iniciou os estudos de violoncelo na Fundação Musical dos Amigos das Crianças com Estêvão da Silva e Luís Sá Pessoa. Licenciou-se, em 2014, pela Academia Nacional Superior de Orquestra na especialidade de Violoncelo, onde estudou sob a orientação de Paulo Gaio Lima. Paralelamente, frequentou a Licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em Portugal e no estrangeiro, tem beneficiado de masterclasses com reconhecidos mestres, como Márcio Carneiro, Xavier Gagnepain, Hans Jørgen Jensen, Jan-Erik Gustafsson ou Rainer Zipperling. No domínio da música de câmara tem trabalhado com Paul Wakabayashi, Paulo Pacheco, Olle Sjöberg e Hans Pålsson. Co-fundador do MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, é membro da Comissão de Redacção da revista Glosas. Tem vindo a afirmar-se o duo que mantém com o pianista Duarte Pereira Martins, salientando-se os recitais nos ciclos “Um Músico, um Mecenas”, no Museu Nacional da Música, em Lisboa, nos violoncelos históricos de H. Lockey Hill (ca. 1800, Coleção Suggia) e J. J. Galrão (1769, Coleção Real), atualmente conservados naquela coleção instrumental, e também recitais na Suécia e na Dinamarca. Na Suécia, trabalhou interpretação de música barroca com Peter Spissky, direção orquestral com Patrik Andersson e efetou os estudos de Mestrado em Violoncelo na Musikhögskolan i Malmö da Universidade de Lund, na classe de Torleif Thedéen.

 

 

PROGRAMA

 

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
Sonata para Violoncelo e Piano, n.º 1, em Ré menor
I. Lent
II. Modérément animé
III. Finale: Animé

 

Beau Soir

 

SERGEI RACHMANINOFF (1873-1943)*
Não cantes, beleza minha, op. 4 n.º 4
Que belo este lugar, op. 21 n.º 7
Vocaliso, op. 34 n.º 14

 

ALEXANDER SCRIABIN (1872-1915)
Romance, para trompa e piano

 

ARMANDO JOSÉ FERNANDES (1906-1983)
Sonata para Violoncelo e Piano
I. Assai animato
II. Scherzo e Trio
III. Adagio, con ampia espressione
IV. Allegro non troppo

 

*arranjo para violoncelo e piano pelos intérpretes

 


'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPORÂNEOS'
TEMPORADA 2019

 

É objetivo da terceira temporada do ciclo de piano “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.

 

O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Croner de Vasconcelos ou Fernando Lopes-Graça.

 

Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as composições mencionadas e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado a confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.

Comissariado por Adriano Nogueira o ciclo prolonga-se até Julho e contempla a realização de 8 concertos de entrada livre, sempre às 19:00 h.

 

- 14 de Março - Anne Kaasa
- 22 de Março - Steven Chervenkov
- 12 de Abril - António Luís Silva
- 26 de Abril - Olesya Kiba
- 2 de Maio - Felipe Rodrigues
- 6 de Junho - Jorge Gonçalves
- 27 de Junho - Ricardo Martins
- 12 de Julho - Duarte Pereira Martins