logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: KVAR Ensemble PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-feira, 24 de Julho de 2019 // 19:00 h

KVAR Ensemble Recital de música de câmara pelo KVAR Ensemble. Obras de Mozart, Rogério Medeiros e J. Domingos Bomtempo. A entrada é livre.

 

KVAR Ensemble | Música de Câmara

 

Kvar ou Kvartett é a formação base de quarteto com piano deste ensemble de música de câmara. Kvar é também a unidade da energia elétrica reativa, que não é visível, mas circula continuamente, como a música no nosso dia-a-dia.

 

Os membros fundadores do KVAR Ensemble, que já haviam partilhado o palco em diversos contextos musicais, juntam-se informalmente pela primeira vez na formação de quarteto com piano em 2018. A partir de 2019 iniciam uma atividade regular de ensaios com vista ao desenvolvimento de um projeto de música de câmara flexível, dinâmico e inovador.


Músicos Fundadores

 

DUARTE PEREIRA MARTINS | Piano

 

Licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, concluiu o curso do Conservatório Nacional com a classificação máxima. Fundou o MPMP, dirigindo a sua temporada de eventos. É o diretor artístico de inéditas gravações integrais das sonatas de Carlos Seixas e João Domingos Bomtempo. Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país e estrangeiro, em diversas formações, com destaque para a divulgação do património musical português. Frequentou o curso de Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico e, atualmente, o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE.

 

SARA LLANO | Violino

 

Iniciou os seus estudos de violino Figueira da Foz. Realizou masterclasses com Olga Prats, Alexêi Tolpigo, Aníbal Lima, Gerardo Ribeiro, Jiri Tomasék, Martynas Svegzda, David Lefèvre e Alexei Trostiansky, entre outros. Ingressou na ESML em 2003 onde estudou nas classes de António Anjos (Violino), Alexandra Mendes e Irene Lima (Música de Câmara). Concluiu o Mestrado em Performance e o Mestrado em Ensino de Violino, sob a orientação de António Anjos e Alexandra Mendes. Gravou para a RDP Antena 2 o Quarteto em Fá m op. 95 de Beethoven e o 3.º andamento do Quarteto de Cordas de Luís Freitas Branco. Foi admitida como aluna ERASMUS na HAMU Hudební Fakulta (Praga), onde estudou com Jiri Tomásek. Representou Portugal na Orquestra ERASMUS em Oslo, dirigida por Lavard Skou Larsen. Colaborou com o Ensemble Contemporâneus, o Ensemble Eça de Queirós e a OML. Colabora com com a OCP, a Orquestra Gulbenkian, o MPMP, “Os Músicos do Tejo”, a Sinfonietta de Lisboa e a OCCO. Leciona presentemente violino na EMCN. Realizou masterclasses no Conservatório Regional de Ponta Delgada (2017) e no Conservatório de Música de Lisboa (2018).

 

MADALENA MELO | Viola

 

Diplomada em viola de arco pela Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (2007), Academia Nacional Superior de Orquestra (2012), Instituto Piaget (2015) e Academia de Música de Malmö (2017). Como freelancer em Portugal, já colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian e Orquestra de Câmara Portuguesa. Ultimamente tem colaborado mais frequentemente com a Orquestra Sinfónica de Cascais / Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. Na Suécia, teve oportunidade de estagiar na Orquestra Sinfónica de Helsingborg. Presentemente dedica-se sobretudo à música de câmara e ao ensino. Ao nível da música de câmara já se apresentou em diversas formações, tanto em Portugal, como na Suécia e na Dinamarca. Já lecionou em diversas escolas, sendo que atualmente integra o corpo docente do projeto Orquestra Geração a cargo da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.

 

NUNO M. CARDOSO | Violoncelo

 

Nascido em Lisboa, licenciou-se em Violoncelo pela Academia Nacional Superior de Orquestra, sob a orientação de Paulo Gaio Lima. Em Portugal e no estrangeiro, tem beneficiado de masterclasses com mestres como Márcio Carneiro, Xavier Gagnepain, Hans Jørgen Jensen, Jan-Erik Gustafsson ou Rainer Zipperling. No domínio da música de câmara estudou com Paul Wakabayashi, Paulo Pacheco, Olle Sjöberg e Hans Pålsson. Frequentou a Licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Co-fundador do MPMP, é membro da Comissão de Redação da revista Glosas. Mantém com o pianista Duarte Pereira Martins um duo com crescente atividade, salientando-se concertos nos ciclos “Um Músico, um Mecenas”, no Museu Nacional da Música, bem como recitais em Portugal, na Suécia e na Dinamarca. Na Suécia, trabalhou interpretação barroca com Peter Spissky e efetuou os estudos de Mestrado em Violoncelo na Musikhögskolan i Malmö da Universidade de Lund, na classe de Torleif Thedéen.


Músico convidado

 

MADALENA RODRIGUES | Violino

 

Nascida em Lisboa em 1992, iniciou os seus estudos aos 10 anos na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo na classe do professor Álvaro Pinto. Licenciou-se em 2014 como Violinista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, estudando com a professora Ágnes Sárosi e onde teve a oportunidade de trabalhar com maestros de renome, tais como, Jean-Sébastian Béreau, Michael Zilm, Emilio Pomarico, Pedro Neves e Jean-Marc Burfen. Frequentou masterclasses com os professores Aníbal Lima, Evgeny Bushkov e Matthew Trusler. Teve também aulas com Gareguin Aroutiounnian, Anzhela Akopyan, Serguei Azizian and Eszter Haffner.
Atualmente vive em Malmö, onde concluiu o seu mestrado em Performance na Universidade de Lund, na classe da professora Marika Fältskog. Teve a oportunidade de estagiar na Orquestra Sinfónica de Malmö e dedica-se maioritariamente à música de câmara, pertencendo ao Ensemble Ars Nova que é dedicado à música contemporânea.


PROGRAMA

 

W. A. MOZART (1756-1791)
Quarteto n.º 1 em Sol menor, K. 478
I. Allegro
II. Andante
III. Rondo: Allegro moderato

 

ROGÉRIO MEDEIROS (1979-)*
Pórtico [*estreia absoluta]

 

JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO (1775-1842)
Quinteto em Mi bemol maior, op. 16
I. Allegro moderato
II. Scherzi (Presto assai)
III. Larghetto
IV. Rondo: Allegro