logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: Recital de Clarinete e Piano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 // 19:00 h

Saeko Yamamoto e Marta Xavier Recital de Saeko Yamamoto (piano) e Marta Xavier (clarinete), com um programa onde se incluem obras de António Fragoso, John Ireland, Carlos Guastavino e Takeshi Yoshimatsu. A entrada é livre.

 

SAEKO YAMAMOTO - Natural de Fukuoka, Japão, Saeko Yamamoto é Mestre em Artes Performativas pela Universidade Ferris, em Yokohama. Prosseguiu estudos em França, onde concluiu um curso avançado no Conservatoire à Rayonnement Régional de Paris, prosseguindo depois estudos no Talent Music Master Courses, em Brescia, Itália.

 

Foi galardoada em diversos concursos, tanto nacionais como internacionais, recebendo o 1.º prémio no Concurso Internacional de Piano ISCHIA, Itália; 3.º prémio no Verão Clássico – Academia Internacional de Lisboa, Portugal; 1.º prémio no Concurso Internacional de Piano “Città di San Donà di Piave,” na categoria a quatro mãos, Itália; 1.º prémio no Concurso Internacional para Piano, na categoria a quatro mãos, França.

 

Em 2012, apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmónica de Kanagawa, com quem interpretou o Concerto em Sol Maior de Maurice Ravel e o Concerto de Robert Schumann.

 

De momento, Saeko está envolvida em projetos performativos regulares em território Nipónico, bem como em atividades pedagógicas, em Fukuoka.

 

MARTA XAVIER - Assídua no panorama artístico de Cascais, Oeiras e Alcobaça, Marta tem-se apresentado pela Europa, Estados Unidos e China, tendo colaborado a solo com a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, CSUF Symphony Orchestra e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Durante a última temporada, Marta usufruiu de oportunidades de partilha camerística e aperfeiçoamento artístico na Suécia, Áustria e Alemanha.

 

Diplomada pela Academia Nacional Superior de Orquestra e pela California State University Fullerton, foi bolseira da Frank & Jean Raymond Foundation e reconhecida pela Fundação INATEL, Phi Mu Alpha Sinfonia, CSUF Music Associates e Sazlburg Grand Prize Virtuoso.

 

Além desta colaboração com Saeko Yamamoto, a ser apresentada também no Japão, Marta prepara projetos de sonoridades distintas com Mina Choi, pianista e compositora jazz, com concertos em Portugal e Andalusia; Raquel Liberato, pianista Ribatejana; e Ataecina Ensemble, uma co-criação com Elba Palomo, violinista nativa do País Basco.

 

Marta vive em Constância e dedica a sua energia pedagógica aos alunos do Conservatório de Música e Artes do Centro, em Ourém e Fátima.

 


PROGRAMA

 

ANTÓNIO FRAGOSO (1897 – 1918, Portugal)
Nocturno

JOHN IRELAND (1879 – 1962, Reino Unido)
Sonata Fantasia

CARLOS GUASTAVINO (1912 – 2000, Argentina)
Sonata
I. Allegro deciso
II. Andante
III. Allegro spiritoso

TAKESHI YOSHIMATSU (n. 1953, Japão)
Quatro Peças em Forma de Pássaro
I. Ballade
II. Invenção
III. Recitativo
IV. Divertimento