logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: “Um Músico, Um Mecenas” 2019 | 6.º Concerto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 9 de Novembro de 2019 // 18:00 h

Jorge Moyano No 6.º concerto da temporada 2019 do ciclo "Um Músico, Um Mecenas", Jorge Moyano faz-se acompanhar pelo piano que pertenceu ao compositor Luís de Freitas Branco para apresentar um programa com composições de Mozart e Chopin. A entrada é livre.

 

SOBRE O PIANO PIANO BECHSTEIN, 1922 (MNM 769)

 

Piano de meia cauda Bechstein, em verniz preto. Pertenceu ao compositor português Luís de Freitas Branco (1880-1955), uma das mais relevantes personalidades da cultura portuguesa do século XX.

 


SOBRE O MÚSICO-MECENAS

 

JORGE MOYANO nasceu em 1951 e iniciou os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Em 1968 concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe da Prof.ª Maria Cristina Lino Pimentel, tendo posteriormente frequentado vários cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de mestres como Helena Moreira de Sá e Costa, Karl Engel, Claude Helfer, entre outros.

 

Entretanto, em 1974, terminou o curso de Engenharia Civil e, somente em 1975, ano em que entrou para o Conservatório como professor de Piano, passou a dedicar-se exclusivamente à música.

 

Detentor de diversos prémios nacionais, exerce atualmente funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa, e mantém simultaneamente atividade como concertista.

 

Nessa qualidade podem referir-se as suas participações nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém e ainda em diversos festivais – Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron, entre muitos outros.

 

Tem atuado com variadas orquestras – Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia, etc. – tendo-se ainda apresentado no estrangeiro, em países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá, Japão, Tunísia.

 

Faz parte regularmente de júris de concursos nacionais, tendo igualmente integrado os júris dos concursos internacionais Vianna da Mota e Cidade do Porto.

 

Editou um CD com obras de Schumann.

 

 

PROGRAMA

 

W. A. MOZART (1756-1791)
Fantasia em dó menor K.475
Sonata em dó menor K457
- Allegro
- Adagio
- Molto Allegro

 

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)
Fantasia op. 49
Nocturno op. 32 n.º 2
Polonaise – Fantasia op. 61

 


SOBRE O CICLO “UM MÚSICO, UM MECENAS”

 

“Um Músico, Um Mecenas” é um ciclo de concertos com instrumentos históricos organizado pelo Museu Nacional da Música e que vai já na sua sétima temporada.

 

Este ciclo procura divulgar um dos mais importantes acervos instrumentais da Europa, com a ajuda de músicos de exceção que atuam pro bono e dão voz a tesouros nacionais e peças de valor histórico único.

 

Os concertos, de entrada livre, são autênticas viagens à coleção do Museu Nacional da Música, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais, dando a conhecer os instrumentos através de concertos comentados e de uma contextualização histórica estendida, muitas vezes, ao repertório escolhido.

 

A interpretação, a necessária manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são fatores intimamente ligados e que resultam numa ação concertada entre o Museu e os mecenas do ciclo (músicos, construtores/restauradores e outros parceiros).