logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Recital de Piano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 // 19:00 h
05-12-2019

Clélia Iruzun, Renato Martins e João Paulo Casarotti Recital de piano pelos pianistas brasileiros Clélia Iruzun, Renato Martins e João Paulo Casarotti, com obras de vários compositores, incluindo a primeira audição em Portugal de uma obra da autoria de Nimrod Borenstein. A entrada é livre.

 

CLÉLIA IRUZUN, pianista, firmou-se como uma das artistas mais empolgantes que chegaram ao cenário internacional nos últimos anos, com uma combinação única de um colorido espírito brasileiro e profunda musicalidade.

 

Clélia inicialmente estudou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seguidamente na Royal Academy of Music em Londres, onde se formou com o Recital Diploma. Ganhou também vários prémios em competições internacionais. Posteriormente trabalhou com Nelson Freire, Jacques Klein, Stephen Kovacevich e Fou Ts’Ong, e em especial com a pedagoga Mercês de Silva Telles, em Paris. Notáveis compositores brasileiros, incluindo Francisco Mignone, Arnaldo Rebello e Marlos Nobre, dedicaram obras a Clélia, incluindo – mais recentemente – Beetholven Cunha e Alexandre Rachid.

 

Como solista, Clélia Iruzun tem atuado internacionalmente, tendo-se apresentado em toda a Europa, Américas e Ásia, incluindo em concertos no Grand Theatre em Xangai (onde o seu recital foi eleito “um dos dez melhores concertos do ano”), o Forbidden City Concert Hall em Pequim, Konserthusets em Gotemburgo e Estocolmo, Poznan Philharmonie e Queen Elizabeth Hall, Purcell Room e Wigmore Hall em Londres. Clélia também realiza digressões anuais pelo Brasil, tocando nas principais salas, festivais e ciclos do país natal. Aparece frequentemente em transmissões de rádio e televisão em muitos países, incluindo a BBC Radio 3 na Inglaterra.

 

Clélia estreou obras de importantes compositores brasileiros como Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Henrique Oswald, Marlos Nobre, João Guilherme Ripper, Radamés Gnattali em muitos países em vários continentes e também fez a estreia sul americana de importantes obras de compositores ingleses, como Arnold Bax e York Bowen.

 

A sua discografia abrange uma grande variedade de repertório, que vai dos compositores latino-americanos aos Concertos de Mendelssohn, passando pelo Concertino para Piano e Orquestra de Elizabeth Maconchy com a BBC Scottish Symphony Orchestra. Outros CDs incluem a Música de Piano de Marlos Nobre pela editora Lorelt, para quem ela também gravou um disco da música de piano de Ernesto Nazareth – “Portrait of Rio”.

 

Gravações recentes de Clélia na editora internacional SOMM incluem dois aclamados volumes da música de piano de Federico Mompou. O seu CD mais recente para essa editora foi com os Concertos para Piano e Orquestra de Francisco Mignone e Isaac Albéniz com a Royal Philharmonic Orchestra regida por Jac van Steen – disco nomeado para o International Classical Music Awards e saudado pela International Piano: “Clélia destaca-se, tocando com soberba maestria e empatia; é difícil imaginar esses concertos tocados com com maior perfeição e delicadeza.”

 

 

RENATO MARTINS nasceu no Recife, Pernambuco. Iniciou os estudos de piano aos 12 anos em Salvador, com a professora Conceição Carneiro. Três anos depois conquistou o 3.º lugar no Concurso Nacional de Piano da Universidade Católica de Salvador.

 

Graduou-se em música no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro e participou em cursos de alta interpretação pianística com os pianistas Belkiss Carneiro de Mendonça, Miguel Proença e Fernando Lopes.

 

Em Londres, estudou com Maria Curcio (aluna de Arthur Schnabel) e subsequentemente na Guildhall School of Music and Drama. Em Paris, estudou com a pedagoga brasileira Mercês de Silva Telles (aluna de Claudio Arrau).


Renato ganhou vários prémios em competições nacionais no Brasil e apresentou-se em recital para a televisão brasileira nos “concertos para a juventude” da Rede Globo. Renato também se apresentou como solista e músico de câmara em importantes salas de concerto no Brasil e outros países como o Reino Unido, Portugal, Argentina, e Suécia.

 

Paralelamente obteve bastante sucesso na sua carreira como “entrepreneur” nas indústrias de Óleo e Gás e Energia Renovável. Possui um MBA da Henley Management College do Reino Unido e recentemente fundou com a esposa e pianista Clelia Iruzun, e outros músicos ingleses, a ONG “Poliphonia” com o intuito de promover a música das Américas no Reino Unido.

 


JOÃO PAULO CASAROTTI, pianista brasileiro, é o Coordenador da área de piano da Southern University A&M College em Baton Rouge, Louisiana, e também o Diretor Artístico e Pedagógico do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba (Piracicaba- Brazil), Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço (Timóte, Brazil) e Piracicaba International Piano Concerto Competition. Casarotti mantém uma intensa atividade como intérprete, pedagogo, pesquisador e palestrante.

 

Obteve o Doctoral in Piano Performance pela Louisiana State University, Master in Piano Performance and Piano Pedagogy pela Temple University, a Master in Piano Pedagogy pela University of North Dakota, Bacharelado em Piano Performance pela Universidade de São Paulo (Brazil) , Diploma Técnico em Piano pela Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle,”e o Performance Certificate pela National Academy of Music of Sofia (Bulgaria).

Casarotti atuou como solista e músico de câmara no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Ucrânia, Reino Unido, Tailândia, Taiwan, Coréia do Sul, Bulgária, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Também atuou como solista de orquestras no Brasil, Estados Unidos e Ucrânia. As suas áreas de especialização incluem Taubman Technique, Alexander Technique e Piano Wellness; o ensino do piano online e o trabalho pianístico do compositor brasileiro Ernst Mahle.

 

 

 

PROGRAMA

 

NIMROD BORENSTEIN (1969- ) - Water Droplets in Venice* (Gotas de água em Veneza)
* Primeira audição em Portugal

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827) - Sonata Op.57 “Appassionata”
- Alegro assai
- Andante con moto
- Allegro ma non troppo - Presto

 

Clélia Iruzun

 


SAÚL CONSENTINO (1935- ) - El Nuevo Tango

 

FRANCISCO MIGNONE (1897-1986)
- No fundo do meu quintal
- Lundu
- Congada

 

Clélia Iruzun
Renato Martins

 


ERNST MAHLE (1929- ) - Suíte Nordestina
- Allegro Moderato
- Andantino
- Vivo

 

Clélia Iruzun
Dr. João Paulo Casarotti

 

AGENDA

Dezembro 2019 Janeiro 2020 Fevereiro 2020
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31