.:: Solistas da Metropolitana - 5.º Concerto - CANCELADO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 21 de Março de 2020 // 18:00 h

Solistas da Metropolitana - Beethoven e António Chagas Rosa Quinto concerto da temporada 2019/2020 do ciclo “Solistas da Metropolitana” no Museu Nacional da Música. José Pereira e Joana Dias (violinos), Joana Cipriano (viola de arco) e Catarina Gonçalves (violoncelo) interpretam um programa dedicado a dois quartetos de corda, compostos com um intervalo de duzentos anos por Beethoven e Chagas Rosa. A entrada é livre condicionada à capacidade da sala.

PROGRAMA - BEETHOVEN E ANTÓNIO CHAGAS ROSA

Duzentos anos separam as datas de criação dos dois quartetos de cordas que se juntam neste programa. Em 1809, Viena vivia tempos conturbados. As tropas napoleónicas bombardearam e ocuparam a cidade, levando a aristocracia vienense a ocupar-se de diferentes assuntos, negligenciando o apoio aos artistas. Era o caso de Ludwig van Beethoven. As suas 5.ª e 6.ª sinfonias haviam sido estreadas no final do ano anterior, mas sem grande entusiasmo por parte do público. Por tudo isto, o músico atravessava um período difícil quando compôs este seu Op. 74, uma obra que também se conhece pelo nome de Quarteto Harpa – referência explícita a um breve momento do primeiro andamento em que as cordas são pulsadas com os dedos (pizzicato). Este não é, todavia, o aspeto mais notável de uma partitura que nos reserva bastante mais para descobrir. Por seu turno, em 2009, António Chagas Rosa recebeu do saudoso Manuel Dias da Fonseca a encomenda para compor um quarteto de cordas. A passo que na primeira melodia que se destaca no quarteto de Beethoven reconhecemos semelhanças com o BWV 789 de J. S. Bach, no caso da obra do compositor português sobressai desde início o primeiro tema d’A Arte da Fuga. Seis anos depois admitia numa entrevista que «o quarteto de cordas é uma formação dificílima de dominar», que «trai e intimida, simultaneamente». Acrescentava que, por isso, «senti em várias ocasiões na minha vida a necessidade de escrever para ou com quarteto de cordas, sim, mas no intuito de aprender a fazê-lo com competência. Não sei se o consegui, mas tentei…». Acrescentamos agora nós: conseguiu, admiravelmente.

ANTÓNIO CHAGAS ROSA (1960- ) - Quarteto de Cordas N.º 1

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827) - Quarteto de Cordas N.º 10, Op. 74

SOLISTAS DA METROPOLITANA

Ciclo que contempla a realização, sempre às 18 h, de concertos de entrada livre de Música de Câmara por músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

02/11/2019 - De São Petersburgo a Paris
Nonna Manicheva e Juan Maggiorani (Violinos) / Joana Nunes (Viola) / Nuno Abreu (Violoncelo)
Obras de Borodin e Luís de Freitas Branco

06/12/2019 - Péchés de Jeunesse