.:: Museu da Música aberto à criatividade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Logo_Ano_Internacional_da_Juventude O Museu da Música associa-se à celebração do Ano Internacional da Juventude abrindo as suas portas a todos os jovens entre os 15 e os 24 anos que, durante Fevereiro de 2011 (mês cuja temática é “Cultura e Diversidade”), desejem manifestar / exercitar a sua criatividade tendo como pano de fundo a música, o Museu, as suas colecções, exposições e/ou actividades.

Durante um mês gostávamos que os nossos visitantes pudessem "tropeçar" em artistas plásticos empenhados em dar música às suas obras, compositores inspirados pelos ares do Museu, letristas com as palavras certas na ponta da canção, cineastas e videastas com filmes a formar-se na cabeça... fotógrafos em busca da foto perfeita, autores de banda desenhada traduzindo em quadradinhos uma história com música, dançarinos / performers serpenteando de vitrina em vitrina ou designers de equipamentos empenhados em inventar o instrumento musical do futuro. A criatividade é o limite.

O objectivo será, é claro, que o Museu se transforme, durante um mês, numa oficina de criação / fonte de inspiração das mais variadas formas de expressão artística.

Em troca oferecemos acima de tudo visibilidade, já que os melhores trabalhos desenvolvidos durante esse período poderão depois ser expostos e/ou apresentados no espaço do Museu entre Março e Agosto de 2011.

Estaremos, também, disponíveis para prestar todas as informações que nos forem solicitadas e, como não poderia deixar de ser, para apoiar tecnicamente os projectos a desenvolver, sendo que todos os criadores interessados em participar terão entrada livre no Museu, mediante prévia autorização.

.:: Ano Internacional da Juventude

Sobre o Ano Internacional da Juventude (AIJ), aconselhamos a consulta do Portal da Juventude, onde poderá encontrar muita informação, inclusive um desenvolvimento dos seguintes conteúdos:

O AIJ foi proclamado pelas Nações Unidas através da Resolução A/RES/64/134 [en], encontrando-se a decorrer desde 12 de Agosto de 2010, Dia Internacional da Juventude. Em Portugal o AIJ foi instituído pela Resolução n.º 65/2010 do Conselho de Ministros.

Pretende-se que este ano seja celebrado através da realização de actividades que promovam entre os jovens (definidos pela ONU como aqueles que possuem idades entre os 15 e os 24 anos) a importância e os benefícios de participarem com a sua energia, entusiasmo e criatividade nos objectivos de progresso e desenvolvimento económico, social e cultural.

Os Estados-Membros das Nações Unidas reconhecem, desta forma, que os jovens de todos os países são um importante recurso para o desenvolvimento, para uma mudança social positiva e para a inovação tecnológica. Os seus ideais, energia, dedicação, entusiasmo, criatividade e visão são essenciais para o contínuo desenvolvimento das suas sociedades.

O tema adoptado, “Diálogo e compreensão mútua”, tem tradução no slogan “Nosso ano, nossa voz” que enquadra as actividades a dinamizar até 11 de Agosto de 2011, incidindo em cada mês numa temática diferente. Em Fevereiro o tema será “Cultura e Diversidade”.

O IPJ, I.P. é a entidade organizadora e dinamizadora das actividades realizadas em Portugal, presidindo à Comissão Nacional de Acompanhamento que procurará concretizar os objectivos definidos.

São objectivos:
•    Sensibilizar - Intensificar / aumentar o empenhamento nos JOVENS
•    Mobilizar e Implicar – Aumentar a participação dos JOVENS / apoiar parcerias
•    Estabelecer e Construir pontes – Aumentar a compreensão intercultural entre os JOVENS

Pretendendo-se que possam ser atingidos:
•    Reconhecendo o contributo dos Jovens para a realização dos Objectivos do Milénio.
•    Promovendo a compreensão das desigualdades.
•    Aprofundando o conhecimento sobre os Jovens.
•    Institucionalizando mecanismos de participação dos Jovens nos processos de tomada de decisão.
•    Apoiando as organizações e parcerias de Jovens de modo a aumentar os seus contributos para a sociedade.
•    Promovendo interacções entre os Jovens
•    Intensificando e apoiando os Jovens como agentes de inclusão social e de Paz.