.:: Noite dos Museus 2011 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 14 de Maio a partir das 18:00 h
Noite no Museu da Música O Museu da Música associa-se mais uma vez à Noite dos Museus, com uma programação que alia a música ao tema do Dia Internacional dos Museus para este ano, «Museu e memória: os objectos contam a vossa história».

Assim sendo, inauguraremos a partir das 18:00 h o «Cartão de Memória», uma pequena mostra de memórias musicais que connosco foram partilhadas voluntariamente por variadíssimas pessoas na sequência de um repto lançado pelo Museu. Segue-se por volta das 18:30 h um encontro que intitulámos «Cartão de Memória em Directo». Coordenado pelo investigador e documentalista musical João Carlos Callixto, este encontro contará com as presenças de Carlos Mendes, Miguel Ângelo (Delfins), Márcia,  Ana Bacalhau (Deolinda) e Jorge Cruz (Diabo na Cruz).

Para o final da noite reservam-se actuações de três projectos musicais: Sexteto de Trompas da Escola Profissional da Metropolitana (21:15 h), Trio da Bossa (22:15 h) e Quarteto do Rock (23:15 h). Por manifesta falta de tempo não será possível contar com apresentações de quaisquer Duos ou Quintetos.

A entrada é mais uma vez livre, pelo que não faltam motivos para apanhar o metro e celebrar a ocasião connosco até à 1 da manhã.

PROGRAMAÇÃO:
.:: 18:00 h - «Cartão de Memória» - Inauguração
A memória faz parte do dia a dia de qualquer museu e é este ano o tema da Noite / Dia Internacional dos Museus. Precisamente por isso, iremos tratá-la de uma forma um pouco menos usual, através da organização de uma pequena mostra de memórias musicais que connosco foram partilhadas voluntariamente por variadíssimas pessoas na sequência de um repto lançado pelo Museu.

.:: 18:30 h - «Cartão de Memória em Directo»
Encontro coordenado pelo investigador e documentalista musical João Carlos Callixto, onde as recordações serão apresentadas em discurso directo por Carlos Mendes, Miguel Ângelo (Delfins), Márcia, Ana Bacalhau (Deolinda) e Jorge Cruz (Diabo na Cruz). Afinal o que tem vindo a mudar na forma como a música faz parte das nossas vidas: como é produzida, gravada, tocada e apreciada?

.:: 21:15 h - Sexteto de Trompas da Escola Profissional da Metropolitana
Inserido no ensino profissional de música, na classe de Trompa do Professor Armando Martins, este Sexteto leva-nos numa viagem pela música, desde o século XIX, interpretando compositores como Brahms e Franz Strauss, até à actualidade, onde o destaque irá para Jan Koetsier, Nicholas J. Perrini e Rui Fonseca e Costa.

.:: 22:15 h - Trio da Bossa
André Silva (guitarra), Paulo Santos (percussão) e Daniela (voz) são o Trio da Bossa e prometem trazer para o Museu da Música a memória de algumas canções da alma brasileira, enaltecendo os seus criadores. Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Toquinho, Elis Regina e Tom Jobim são alguns dos amigos que trazem no bolso.

.:: 23:15 h - Quarteto do Rock
Dissidentes de outros estilos musicais, com influências que percorrem o rock, o punk, o blues, o pop e mesmo o heavy metal, os elementos do Quarteto do Rock encontraram-se com o intuito de desenvolver um projecto de covers, em acústico, para o qual constroem as suas próprias versões. Composto por Filipa Neto Portugal (voz), Pedro Lourenço (guitarra), Paulo Santos (percussão), o Quarteto do Rock recriará no Museu da Música alguns temas de Nouvelle Vague, Mazzy Star, Morcheeba, entre outros, num ambiente que procurará ser enérgico, mas também intimista e harmonioso.