.:: Recital de Cravo e Órgão por José Carlos Araújo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 12 de Novembro de 2011 // 16:00 h
Órgao de Joaquim Peres Fontanes (Museu da Música, inv. MM 582) O Museu da Música acolhe o cravista e organista José Carlos Araújo para um recital onde interpretará as sonatas para instrumentos de tecla de Carlos Seixas, utilizando para o efeito dois dos instrumentos mais icónicos da colecção do Museu da Música: o cravo de Joaquim José Antunes (Lisboa, 1758) e o órgão histórico de Joaquim António Peres Fontanes (Lisboa ca. 1785).

Inserido na Temporada de Concertos do Movimento Patrimonial Pela Música Portuguesa (MPMP), com Direcção Artística de Duarte Pereira Martins, este será o 1.º recital da integral das sonatas de Carlos Seixas, além de um pretexto para a apresentação do quarto número da revista Glosas.

JOSÉ CARLOS ARAÚJO estudou cravo, órgão e música antiga no Conservatório Nacional, na Escola Superior de Música de Lisboa e em numerosos seminários da especialidade com Cremilde Rosado Fernandes, Gustav Leonhardt, Jacques Ogg, Rinaldo Alessandrini, Roël Dieltiens, Wilbert Hazelzet, José Luis Uriol, Miklós Spányi, Ketil Haugsand e Hermann Stinders. Como bolseiro da Fundação Rotária Portuguesa participou no IV Festival Cultural Europeu de Rouen.

Foram-lhe atribuídos o Primeiro Prémio e Prémio Especial do Público no Concurso de Cravo Carlos Seixas (2004) pela Escola Superior de Música de Lisboa e Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Em 2006 apresentou a estreia moderna do concerto para cravo de José Palomino e a Suíte Concertante para Cravo e Orquestra de Câmara de Armando José Fernandes (1967). No domínio da música de câmara, apresentou-se ao lado de Elvira Ferreira, Mariana Nina, José Manuel Araújo, Irene Lima, Mercè Obiol e Rui Paiva, e sob a direcção dos maestros Armando Vidal, João Paulo Santos, Rui Pinheiro, Alberto Lysy e Massimo Mazza.

Foi responsável, em 2007, por um ciclo de recitais que, em parceria com a Academia Militar, RDP (Antena 2) e Agenda Cultural de Lisboa, propuseram a redescoberta e reintegração do órgão histórico da Capela da Bemposta (1793) no circuito organístico de Lisboa.

Apresentou na Temporada de Cravo de Óbidos concertos regulares desde 2006, dedicados à música antiga ibérica, a Domenico Scarlatti ou às «Variações Goldberg», bem como, com a colaboração de Jorge Rodrigues, um recital dedicado a Haendel e um programa sobre «O Cravo Bem Temperado» de J.S. Bach.

Na Academia das Ciências de Lisboa inaugurou o restauro de dois pianos de mesa do início do séc. XIX que integram a colecção instrumental do Conservatório Nacional.

Em 2009 colaborou com o Teatro da Cornucópia na produção de «A Tempestade» de William Shakespeare sob a direcção de Luís Miguel Cintra. Em conjunto com Carlos Avillez, preparou a apresentação pública de «Dido and Aeneas» de Henry Purcell no Teatro Nacional de S. Carlos pelo Atelier de Ópera da EMCN, com a produção de textos de apoio e de uma conferência subordinada à herança vergiliana no ‘libretto’ de Tate (‘Italiam non sponte sequor’), actualmente em vias de publicação.

Gravou para a RTP e RDP (Antena 2), SIC e ARtv – Canal Parlamento. Em 2008 a RTP 2 dedicou um documentário à sua actividade artística.

Foi convidado pela artista plástica Teresa Gonçalves Lobo para integrar as cem personalidades escolhidas para representar o século de 1910 a 2010 presentes na exposição e catálogo do projecto «Cem Anos da República», de 2010/2011.

Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica, prepara actualmente o mestrado em Literatura Latina, com uma tese sobre Plínio-o-Jovem. Como aluno com as mais elevadas classificações da Faculdade de Letras em 2007, foi distinguido com uma bolsa de estudo por mérito entregue pelo Reitor da Universidade. Investigador do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras (na área da Antiguidade Clássica), foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, colaborou com o projecto ‘Lexikon’, dedicado à elaboração de um dicionário de grego clássico, e prepara a primeira tradução em português do Epistolário de Plínio. Colaborou em volumes recentes de «Euphrosyne – Revista de Filologia Clássica».

Sobre o MPMP:
» Site: http://www.mpmp.pt
» Canal youtube: http://www.youtube.com/user/mpmpcanal
» Página facebook: http://www.facebook.com/pages/MPMP-movimento-patrimonial-pela-m%C3%BAsica-portuguesa/206597795627?ref=ts