.:: Recital de Piano por Filipe Andrade Cerqueira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 17 de Dezembro // 19:00 h
Pe. Joaquim dos Santos, compositor O pianista Filipe Andrade Cerqueira estará no Museu da Música para um recital de divulgação da vida e obra do Pe. Joaquim dos Santos, onde serão apresentadas e comentadas as suas obras para piano solo.

Este recital insere-se na Temporada de Concertos do MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa), com Direcção Artística de Duarte Pereira Martins.

JOAQUIM GONÇALVES DOS SANTOS nasceu a 13 de Abril de 1936 em Vilela, Concelho de Cabeceiras de Basto, no seio de uma família simples.

Ingressou no Seminário Menor de Braga em 1950 onde fez o Curso de Humanidades. Um dos seus mestre foi o compositor Pe. Dr. Manuel Faria. Frequentou o Curso de Filosofia no Seminário de S. Tiago e o Curso de Teologia no Seminário Conciliar de Braga. Ordenado presbítero em 1962, entra em 1963 no Pontifício Instituto de Musica Sacra em Roma com bolsa do Instituto Italiano da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian. Aqui encontrou nomes importantes da música sacra, em Órgão Ferrucio Vignanelli, em Composição Armando Renzi, em Musicologia Higino Anglés e em Paleografia Gregoriana Eugénio Cardine. Concluiu com 'Magna cum laude probatus a Licenza in Canto Gregoriano'.

Regressou a Portugal em 1969. Participou na criação da «Nova Revista de Música Sacra», do “Grupo Coral-Instrumental” de S. Miguel de Refojos. Director musical da Banda Cabeceirense, foi professor de Canto Gregoriano, Órgão, Piano e Polifonia no Seminário Conciliar de Braga. Docente na EB 2.3 de Cabeceiras de Basto (1971 e 1998). Após a morte de Manuel Faria, assumiu as disciplinas de Composição, História da Música, Piano e Órgão no Instituto Superior de Teologia de Braga, Universidade Católica (1983-1985). Frequentou os cursos de Pedagogia Musical com o pedagogo belga Jos Witack. Leccionou a disciplina de Educação Musical na Escola Superior de Educação de Fafe. É na centenária Casa da Casinha (Moimenta, Cabeceiras de Basto) que passou a viver desde o final da década de 80 até falecer a 24 de Junho de 2008.