.:: 100 anos de "pré-história" do Museu da Música PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Michel'angelo Lambertini
Assinalou-se, a 22 de Dezembro de 2011, o centenário da publicação em Diário da República de uma portaria que encarregou Michel’angelo Lambertini de fazer a recolha de instrumentos musicais, iconografia musical e partituras para a constituição de uma “Collecção de Instrumentos e Acessorios Musicos”.
Lançado há cem anos, nos alvores de República, este projecto constituiu a primeira tentativa de constituição de um museu de instrumentos em Portugal. Embora as peças então recolhidas por Lambertini não integrem as colecções do actual museu, a publicação daquela portaria é considerada um dos momentos fundadores do Museu da Música.
Para assinalar a ocasião, preparámos um documento que sintetiza a história deste projecto.

» alt Centenario Portaria Lambertini - 1.50 Mb - 22/12/2011