.:: Duo Villa-Lobos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 18 de Fevereiro de 2012 // 16:30 h
Duo Villa-Lobos (Lúcia de Vasconcellos e Luiz Néri Pfützenreuter) De passagem por Portugal, o pianista Luiz Néri Pfützenreuter e a soprano Lúcia de Vasconcellos estarão no Museu da Música para um recital de homenagem e divulgação da obra do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos.

Heitor Villa-Lobos nasce a 5 de Março de 1887, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro. Desde cedo que toma contacto com a música, através das modas caipiras e dos tocadores de viola, parte integrante do folclore musical brasileiro e que, mais tarde, vem a universalizar-se nas suas obras. A partir dos seis anos de idade, aprende, com o pai, a tocar clarinete e violoncelo.

Mostra um interesse especial pela música praticada nas ruas e praças da cidade – o "choro", composto e executado pelos "chorões", músicos que se reúnem regularmente para tocar por prazer e em festas durante o Carnaval. No início dos anos 20 começa a compor um ciclo de catorze obras, para as mais diversas formações, intitulado "Choros"; dando origem a uma nova forma musical. Interessa-se particularmente pela obra de Johann Sebastian Bach, compositor que acaba por lhe servir como fonte de inspiração para a criação de um de seus mais importantes ciclos, o das nove "Bachianas Brasileiras". O ano de 1915 marca o início da apresentação oficial de Villa-Lobos como compositor, com uma série de concertos no Rio de Janeiro. Passa uma temporada em Paris onde ganha prestígio internacional, apresentando as suas composições em recitais e regendo orquestras nas principais capitais europeias.

Revelando uma grande preocupação pelo modo como a música é tratada nas escolas brasileiras apresenta um plano de Educação Musical à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A sua aprovação faz com que seja convidado para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA), que introduz o ensino da música e do canto coral nas escolas. Músico consagrado internacionalmente, Heitor Villa-Lobos morre a 17 de Novembro de 1959, no Rio de Janeiro.