Arte e Música: iconografia musical na pintura dos séculos XV a XX PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Arte e Música: iconografia musical na pintura dos séculos XV a XX

25 de Novembro de 1999 a 22 de Abril de 2000

Exposição que reunia cerca de 50 peças seleccionadas nos museus dependentes do antigo Instituto Português de Museus. Pretendia mostrar a evolução organológica dos instrumentos, representados na pintura como acessórios da composição pictórica.

As obras escolhidas centravam-se em temas religiosos, de género, alegóricos ou retratos, todos eles enriquecidos com a presença de instrumentos musicais, notações musicais, canto ou dança.

Entre as peças expostas constavam obras como A Virgem, o Menino e dois Anjos Músicos (pintura flamenga, séc. XV), Adoração do Cordeiro Místico pelas Santas Virgens, de Bento Coelho (séc. XVII), Santa Cecília e dois Anjos (Escola italiana, séc. XVII), ou instrumentos musicais, eles próprios enquanto suportes de iconografia.

Procurando incentivar o estudo da iconografia musical, esperava-se com esta exposição contribuir para o desenvolvimento da organologia.

Publicação relativa:
» Arte e Música: Iconografia Musical na Pintura do Séc. XV ao Séc. XX