.:: Conferência sobre “O Método Ward” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 10 de Novembro de 2012 // 16:00 h
Prof.ª Idalete Giga Conferência sobre “O Método Ward”, proferida por Idalete Giga, Presidente do Centro Ward de Lisboa - Júlia d’Almendra e responsável pedagógica das «Semanas de Estudos Gregorianos».

Integrando a programação associada à exposição «Evocação de Júlia d’Almendra nos 20 anos do seu falecimento», a conferência debruçar-se-á exactamente sobre Júlia d’Almendra e a divulgação do Método Ward em Portugal. Como tal, procurará também abordar que método é este, a quem se destina, objectivos, filosofia e bases psicológicas, assim como os processos pedagógicos preconizados pela autora do Método - Justine Bayard Ward (1879-1975) - para o ensino progressivo da Música a crianças em idade escolar e prè-escolar, no sentido de lhes facultar uma sólida preparação musical, estética e espiritual.
Esta conferência integra um ciclo de eventos com concertos, conferências e demonstrações Ward (para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo mediante marcação prévia) a realizar até Janeiro de 2013. A entrada será livre para os sócios do Centro Ward de Lisboa que possuam as suas quotas em dia.

IDALETE GIGA estudou Canto Gregoriano, Pedagogia Musical Ward e Helden, Direcção Gregoriana e Direcção Polifónica com vários mestres, nomeadamente Julia d’Almendra, Manuela Tamagnini, Jos Lennards, Theodore Marier e Heinz Hennig. Estudou também canto (curso geral e superior) no Conservatório Nacional. Foi membro efectivo do Coro da Fundação Gulbenkian entre 1978 e 2007. É licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, onde foi docente desde 1991 a 2007, no Departamento de Pedagogia e Educação.
É autora de artigos de temática variada com especial incidência na pedagogia da voz da criança, continuando o seu trabalho de investigação nesta área. Dedica-se também à prática coral.
Traduziu e adaptou para a Língua Portuguesa várias obras de pedagogia musical da pianista e pedagoga americana Justine Bayard Ward (1879-1975).
Colaborou, com várias entradas, no «Dicionário no Feminino (séculos XIX-XX)» (Livros Horizonte) e na «Enciclopédia da Música em Portugal no século XX» (Círculo de Leitores).
Tem sido frequentemente convidada para realizar conferências, workshops e cursos Ward destinados a Educadores de Infância, Professores do 1.º ciclo do E.B e Professores de Educação Musical.
É Presidente do Centro Ward de Lisboa - Júlia d’Almendra e, desde 1997, directora pedagógica e artística das «Semanas de Estudos Gregorianos» realizadas anualmente em Portugal.
Pela sua acção cultural, artística e pedagógica em favor do Canto Gregoriano e do Método Ward no nosso País, foi galardoada em 2004, em Viseu, durante a «LIII Semana de Estudos Gregorianos», com a Medalha de Ouro da Dom Mocquereau Fund da Universidade Católica Americana, pelo Rev. P. Prof. Doutor Robert Skeris – actual Presidente do Centro Internacional de Estudos sobre o Método Ward.