.:: 'Um Músico, um Mecenas' - 1.º Concerto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 23 de Março de 2013 // 18:00 h
José Carlos Araújo O cravo construído por Joaquim José Antunes em 1758 será o instrumento em destaque naquele que é o primeiro concerto de um ciclo dedicado aos instrumentos históricos da colecção do Museu da Música.

José Carlos Araújo, que desde Novembro de 2011, tem vindo a apresentar o seu trabalho no Museu, será o músico de serviço e dará sequência à apresentação da integral da obra para tecla de Carlos Seixas.

Com a ajuda de vários músicos, o Ciclo Instrumentos Históricos da colecção do Museu da Música I "Um Músico, um Mecenas", irá dar voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único, como o violoncelo Stradivarius que pertenceu ao rei D. Luís, o violoncelo Lockey Hill de Guilhermina Suggia, o piano de Luís de Freitas Branco e, após um restauro por muitos aguardado há longos anos, o pianoforte único de Henrique van Casteel (Lisboa, 1763).

Com recitais a solo e de música de câmara, este ciclo decorrerá entre Março e Novembro de 2013 e terá ainda como objetivo a divulgação de repertório de compositores portugueses. Além de José Carlos Araújo, darão voz aos tesouros do Museu da Música Joana Bagulho, Irene Lima, Nuno Cardoso, Duarte Pereira Martins, João Paulo Santos, Jenny Silvestre e Levon Mouradian, pelo que, aparte o importante interesse organológico, haverá certamente grandes momentos de excepcional qualidade artística.