logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

Arquivo Alfredo Keil / Luís Filgueiras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Alfredo Keil Sendo mais popularmente reconhecido como autor do hino nacional, Alfredo Keil é uma figura transversal e multifacetada da cultura portuguesa que desenvolveu com grande relevo trabalho como pintor romântico, fotógrafo, poeta, compositor ou colecionador, deixando para a posteridade um património de grande valor.

 

O Museu Nacional da Música é detentor de uma parte significativa e demonstrativa desse património relativa aos aspetos musicais da sua ação, enquanto compositor e colecionador.

 

A preocupação de assegurar a preservação e difusão desse património estaria na origem de uma candidatura apresentada, em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música, ao “Concurso para Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais” da Fundação Calouste Gulbenkian em 2014.

 

Como resultado da aprovação dessa candidatura, foi possível realizar ações de preservação e conservação, assim como o tratamento documental dos arquivos Keil e Luís Filgueiras, maestro, compositor, professor de música e colaborador de Alfredo Keil. Numa fase posterior, seria ainda possível desenvolver uma fase de divulgação, no âmbito da qual o Museu organizou a exposição “Alfredo Keil - Memórias Felizes” assim como um concerto e duas conferências.

 

Na sequência do trabalho desenvolvido, a totalidade dos arquivos pessoais de Alfredo Keil e Luís Filgueiras pertencentes ao Museu Nacional da Música encontram-se também já acessíveis online para pesquisa a partir do site MatrizNet.

 

Sobre este projeto, foi produzida uma publicação em formato digital apresentando as várias tarefas desenvolvidas, assim como as principais conclusões e que pode ser consultada a partir do seguinte link:

 

» alt Arquivo Pessoal de Alfredo Keil: Recuperação, tratamento, organização e divulgação da documentação pertencente ao Museu Nacional da Música - 20.4 Mb - 16/05/2016

 

O Museu Nacional da Música e a Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música agradecem publicamente o apoio prestado pela Fundação Calouste Gulbenkian, sem o qual o projeto referido atrás não teria sido possível.