logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Recital de Maria José Falcão e Anne Kaasa PDF Print E-mail
Quinta-feira, 30 de maio de 2019 // 18:00 h
17 May 2019

Anne Kaasa e Maria Jose Falcao Recital de Maria José Falcão (violoncelo) e Anne Kaasa (piano) com obras de Beethoven, Mendelssohn e Chopin. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

MARIA JOSÉ FALCÃO iniciou os seus estudos musicais aos seis anos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças em Lisboa. Obteve o diploma do Curso Superior do Conservatório Nacional de Lisboa com as mais altas classificações, após o que iniciou os seus estudos de aperfeiçoamento em Paris, com o violoncelista Paul Tortelier. Foi laureada por duas vezes com o Prémio Guilhermina Suggia. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional e da Orquestra Gulbenkian. De 1976 a 1990 ocupou o lugar de violoncelo solo na Orquestra de Câmara de Lausanne na Suíça e, simultaneamente, o de professora de violoncelo no Conservatório de Música desta cidade. De regresso a Portugal ingressou de novo na Orquestra Gulbenkian, onde ocupou o lugar de primeiro violoncelo solo de 1990 até 2015. Foi professora no Conservatório Nacional de Lisboa até 2015. Deu numerosos concertos em Portugal e no estrangeiro, tendo gravado um disco na Hungria com a Orquestra Sinfónica de Budapeste. Participou em vários Festivais, nomeadamente do Algarve, de Sintra, de Macau e do Funchal. É licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa.

 

ANNE KAASA, pianista norueguesa radicada em Portugal, é referenciada pela revista musical francesa “Le Monde de la Musique” como “uma pianista que se destaca no abundante mundo de solistas pela profundidade das suas interpretações, pela fluidez do seu discurso musical e pela delicadeza do seu touché. A sua actividade de solista levou-a a tocar em salas como Wigmore Hall (Londres), Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, Centro Cultural de Belém (Lisboa), Auditório Nacional (Madrid), Ateneu Romano (Bucareste) e Palácio Sheremetev (S. Petersburgo). Participou também em festivais internacionais como Ljubliana Festival, Nuits pianistiques de Aix-en-Provence, Festival de Maputo, Festival de Costa de Estoril, Festival de Madeira e Dias de Música no CCB. Apresentou-se como solista com orquestras, entre as quais a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra de la Comunidad de Madrid, a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Filarmónica de Baden-Baden e a Orquestra de Câmara de Florença. Anne Kaasa gravou para rádios nacionais em França, Espanha, Eslovénia, Noruega e Portugal. As suas gravações de obras de Grieg, Ravel e Debussy para as editoras EMI Classics, Grave, e Saphir foram muito elogiadas pela crítica musical internacional (Diapason, Le Monde de la Musique, Radio France, e La Stampa entre outros).

 

 

PROGRAMA

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Sonata em Dó maior op. 102, n.º 1
- Andante - Allegro vivace
- Adagio - Allegro vivace

 

FELIX MENDELSSOHN (1809-1837)
Canção sem palavras em Ré Maior, op. 109
(transcrição para violoncelo e piano)

 

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)
Sonata em Sol menor, op. 65
- Allegro moderato
- Scherzo (Allegro moderato)
- Largo
- Finale (Allegro)

 

AGENDA

April 2019 May 2019 June 2019
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31