logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Duo AMA PDF Print E-mail
Sexta-feira, 24 de maio de 2019 // 19:00 h
17 May 2019

Duo AMA '4/2 Recital' é um formato de recital inovador, criado pelos premiados pianistas brasileiros, Angela Passos e Mayer Goldenberg, onde apresentam obras para piano solo e quatro mãos, promovendo a música de concerto brasileira e os compositores que a influenciaram. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

ANGELA PASSOS, jovem pianista brasileira, nascida em Niterói (RJ), iniciou os seus estudos de piano aos 7 anos com a professora e compositora Laura Pummar (aluna de Magda Tagliaferro e Jaques Klein), depois continuando com a professora Cely Periard no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, onde concluiu o Curso Técnico. Licenciada em música pela Universidade Cândido Mendes e Bacharel em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da professora e pianista Tamara Ujakova. Complementou a sua formação participando em masterclasses e cursos com os conceituados pianistas internacionais: Arnaldo Cohen, Richard Raymond (Mc Gill University-Canadá), Rudolf Kherer (Alemanha), Michael Ude (Karlsruhe-Alemanha), Moderhay Simony, Roberto Bravo (Chile), Pavel Nercessian ( Conservatório Tchaikovsky-Rússia), Édson Elias (Ecole Normale de Musique de Paris– França), Menahem Pressler (Alemanha), Jose Luis Juri ( Argentina), Michele Campanella (Itália), entre outros.

 

Tem se apresentado em recitais, concertos e gravações pelo Brasil, América do Sul, EUA e Europa, em locais como: Sala Cecília Meirelles, Salão Leopoldo Miguez, Série Música no Museu, Projeto Cidade da Música, Teatro UFF, Teatro Municipal de Niterói, Salão Dourado do Fórum da Ciência e Cultura da UFRJ, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Espaço Furnas Cultural, Auditório Cultura Inglesa de São Paulo, Teatro Castro Alves, Hoslclaw Hall (EUA), Sala Roma (Italia), Teatro San Giuseppe (Itália), Palácio London (Viena), Clavier-Salon (Alemanha), Teatro del Viejo Concejo ( Argentina), entre outros.

 

Obteve prémios no I e II Concurso de Piano Espaço Jovem Musiart (RJ), Concurso Internacional “Honorina Barra” (PR), Concurso da OSBA (BA), II Concurso Furnas Geração Musical (RJ). Desde 2006, juntamente com o pianista Mayer Goldenberg, possui o Duo AMA, um projeto focado na música brasileira de concerto e nos compositores que a influenciaram. Em 2012, fez uma tournée pela Itália, juntamente com seu Duo (Duo AMA), realizando o recital de abertura do Festival internacional “Mondi Sonori “ em Senago-Milão. No mesmo ano, diplomou-se no conceituado Wiener Meisterkurse em Viena, com o pianista Alexander Jenner. Em 2014, participou como bolsista do Encontro de Piano Mercosur, realizado em Bariloche, Argentina.

 

Em 2015, foi premiada com “Merit Award” no "Miami International Summer Piano Festival". Em 2016, apresentou-se na San Francisco Steinway Piano Gallery e realizou a sua tournée europeia anual com seu Duo AMA, onde se apresentou na Alemanha bem como na Embaixada Brasileira de Paris.

 

Em 2017, realizou a segunda edição do festival Semana Internacional De Piano, apresentando-se nas prestigiadas salas da Cidade das Artes e Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro e prepara-se para sua próxima tournée.

 

Atualmente, faz aperfeiçoamento pianístico com a pianista Licia Lucas, ocupa o cargo de professora de piano no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, CTMLA e AMA Piano Studio, e é co fundadora e curadora da Semana Internacional de Piano (RJ-Brasil).

 

MAYER GOLDENBERG, jovem pianista brasileiro, natural do Rio de Janeiro e de família russa e romena, iniciou os seus estudos de piano no Conservatório Brasileiro. Estudou com a Regente Noemi Seckler e a Compositora Denise Borborema, passando em seguida a estudar com o Pianista Nivaldo Tavares (em paralelo com seu curso de Licenciatura em Piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro) com quem aprendeu os princípios da técnica russa. Cursou o Bacharelato em Piano na UFRJ sob a orientação da Pianista Sonia Goulart (aluna de Yakov Zak, Bruno Seidlhofer e Stefan Askenase). Complementou a sua formação participando em e masterclasses e cursos com os conceituados pianistas internacionais: Arnaldo Cohen, Menahen Pressler (Alemanha), Michail Ude (Karlsruhe, Alemanha), Édson Elias (Ecole Normale de Musique de Paris), José Luis Juri (Argentina), Pavel Nerssessian (Conservatório Tchaikovsky, Rússia), Tali Morgulis (Ucrânia), Richard Raymond (Mc Gill University-Canadá), Roberto Bravo (Chile), Michele Campanella (Itália), entre outros.

 

Tem se apresentado em recitais, concertos e gravações pelo Brasil, América do Sul, EUA e Europa, em locais como: Salão Leopoldo Miguez, Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes, Teatro UFF, Teatro Municipal de Niterói, Sala Villa Lobos-RJ, Capela Santa Maria (Curitiba), Auditório Cultura Inglesa(São Paulo),Teatro Rondon Pacheco (Uberlandia), Centro Cultural San Carles (Espanha), Hoslclaw Hall (EUA), Sala Roma (Itália), Palácio Albrizzi (Itália), Teatro San Giuseppe (Itália), Palácio London (Viena), Clavier-Salon (Alemanha), Teatro del Viejo Concejo (Argentina), entre outros. Atuou com regentes como Ligia Amadio, Ernani Aguiar e André Cardoso.

 

Em 2007 foi eleito pela Série Música no Museu como um dos 10 jovens destaques do cenário da música erudita no Brasil e participou do festival Brasil- Alemanha de 2009.

 

Foi premiado em concursos como: Concurso Internacional de Piano Artlivre 2008, Concurso Internacional Artlivre Jovens Talentos 2009, Concurso de Piano Souza Lima 2009, entre outros. Em 2010 foi o único Brasileiro selecionado para o Concurso Internacional de Piano de Eivissa na Espanha, recebendo diploma de finalista do mesmo.

 

Desde 2006, juntamente com a pianista Angela Passos, possui o Duo AMA, um projeto focado na música brasileira de concerto e nos compositores que a influenciaram.

 

Em 2012 fez uma tournée pela Itália, solo e juntamente com seu Duo (Duo AMA), realizando o recital de abertura do festival internacional “Mondi Sonori” em Senago-Milao, além de ter tocado pela prestigiada Associação Dino Ciani. No mesmo ano, diplomou-se no conceituado Wiener Meisterkurse, em Viena, com o pianista Alexander Jenner. Em 2014, participou como bolsista do Encontro de Piano Mercosur, realizado em Bariloche, Argentina. Em 2015 foi premiado com “Merit Award”, no "Miami Internacional Summer Piano Festival". Em 2016, apresentou-se na San Francisco Steinway Piano Gallery e realizou a sua tournée europeia anual com seu Duo AMA, onde se apresentou na Alemanha bem como, na Embaixada Brasileira de Paris.

 

Em 2017, realizou a segunda edição do festival Semana Internacional de Piano apresentando-se nas prestigiadas salas da Cidade das Artes e Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro e prepara-se para sua próxima tournée. Atualmente, faz aperfeiçoamento com a pianista Lícia Lucas, dedica-se à sua classe de piano no Rio de Janeiro e é fundador e diretor artístico da Semana Internacional de Piano (RJ-Brasil).

 


PROGRAMA

 

LAURA PUMAR - Suite Rio Antigo

 

CLÁUDIO SANTORO (1919–1989) - Brincadeira a quatro mãos

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

Bachianas no. 4 - Aria

Prole do bebê no 2

- Baratinha de papel
- BoiZinho de Chumbo
- Ursinho de algodão

 

LAURA PUMAR - Labiryntho

 

MARLOS NOBRE (1939- ) - Tango op. 61
(Angela Passos)

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959) - Bachianas no. 4 - Prelúdio

 

CAMARGO GUARNIERI (1907-1993) - 3 Ponteios

 

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685–1750) - Prelude for Organ in G Minor (Transr. Alexander Siloti)

 

FRANZ LISZT (1811-1866) - Funerailles

 

EDINO KRIEGER (1928- ) - Estudos intervalares (seleção)

 

REBECA DA COLL - Scherzando

 

SERGEI RACHMANINOFF (1873-1943) - Op.33 no. 8
(Mayer Goldenberg)

 

CARLOS GOMES (1836-1896) - Il Guarany (Transcr. Mayer Goldenberg)
(ouverture)

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959) - Folia de um bloco infantil
(piano 4 mãos)

 

AGENDA

June 2019 July 2019 August 2019
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31